|
|
---|
|
|
---|
Saturday, January 31, 2009
Vote For ME!
.:: ENXOVAL DO FILHOTE ::.

01 -Comedouro e Bebedouro: Específico para o seu tamanho, fabricado com material resistente, de fácil higienização e que não possa ser virado, destruído e ingerido. ( Para o Shih tzu sugerimos que opte por um bebedor de bilha ( de coelhos ) que é encontrado em qualquer petshop; e os filhotes aprendem a usá-lo instantêneamente).
02 - Caminha: Uma caixa de transporte ou cesta-cama compatível com o seu tamanho, fabricado com material resistente, de fácil higienização e que não possa ser destruído e ingerido. ( É comum que os novos proprietários de filhotes adquiram caminhas pela aparência e sofisticação, esquecendo de levar em conta as necessidades reais do filhote de shih tzu. Em geral os cães são " toqueiros" ou seja gostam de sentir-se numa toca protegido. Algumas vezes os novos proprietários tem a impressão que seus cães gostam mais de ficar embaixo da cama do que na linda caminha que eles compraram. No caso do shih tzu ele prefere uma área arejada e que não seja quente e abafada. ( o shih tzu sente muito calor). Peça indicação da melhor escolha de caminhas para o criador.
03 - Uma toalha ou cobertor: Macio para forrar toda a cama e deixá-la bem confortável, se possível do local onde ele estava com o cheiro da mãe e dos irmãos de ninhada; Uns dias antes de pegar o filhote leve um peça de roupa usada para que o criador deixe com seu filhote, assim ele vai acostumando com seu cheiro.
04 - Vários brinquedos: adequados para o seu tamanho, fabricado com material resistente e atóxico; bolas e brinquedos com corda são bastante apreciados pelos shih tzus.
05 -Higiene: Um removedor de odor para higienizar o ambiente e eliminar o odor no local onde ele fizer seus dejetos; ( Nós usamos HERBALVET , mas também pode ser usado vinagre )
06 - Alimentação: A mesma alimentação (ração) que estava sendo oferecida pelo criador; ( Nós entregamos o filhote com KIT FILHOTE da Royal Canin que vem com uma amostra da ração que usamos, um guia do filhote e um brinquedo ). Se preferir pode combinar a nova ração com a antiga gradativamente para diminuir os impactos da mudança da ração.
07 - Passeio: Uma coleira e uma guia adequadas para o seu tamanho, fabricado com material resistente e de fácil higienização; ( O uso de peitoral no filhote é viável, porém a guia correta é a de pescoço, de preferência a de exposição, pois não influência na formação óssea e não embola os pêlos.)
08 - Acessórios e produtos para sua higiene: Pega-caca , Creme dental, Banho seco, algodão, água boricada para limpar os olhos,Solução pra limpeza do ouvido, Elástico de silicone para prender a "chuquinha" famoso Top Knot do shih tzu, cortador de unha, escova de pinos ( sem a bolinha ) e um pente de ferro.
09 - Bastante jornal velho para forrar o chão ou tapete higiênico. Coloque os brinquedos, o comedouro, o bebedouro e a cama com o cobertor próximos um do outro no canto mais tranqüilo do cômodo. Forre toda a área com bastante jornal, exceto na área que foi colocado a cama, comedouro e bebedouro. Está pronto o ambiente para adaptação do filhote ao novo lar.
10- Banho : Na pet shop só depois de todas as vacinas, em casa opte pelo banho seco até os 3 meses. Se for necessário Realmente um banho completo que seja rápido, com agua morna e o secador não muito quente. Não deixe o filhote ficar molhado por muito tempo e se for dar o banho, dê na parte da manhã ou a tarde, de preferência num dia de sol.
Friday, January 30, 2009
Classic Super Bowl Commercial - Goldfish
A classic pet related Super Bowl commercial. In this one, "Sparky" the goldfish plays dead until a boy holds a Pepsi over his tank and he performs tricks. Dad is clueless, though, and flushes the lifeless fish (a common practice).
Later, we see Sparky in the ocean doing back flips for a fisherman.
Another example of how pets help sell products.
Trackposted to Big Dog's Weblog, Cao's Blog, The Random Yak, third world county, and The Yankee Sailor, thanks to Linkfest Haven Deluxe.
Thursday, January 29, 2009
Classic Super Bowl Ad - Wildlife & Car
A fun one from a tire company as a squirrel survives and his buddies are relieved.
Lovely Kitten

Beautiful and lovely white kitten in pink colour
Wednesday, January 28, 2009
Brincadeira de Cachorro
Minhas bonecas Brincando...rs
Como Funciona Uma Exposição de cães!


Exposição Nacional – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Nacional.Exposição Pan Americana - julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Pan Americano.
O Ritual da Exposição
Classic Super Bowl Ad - Beer Fetching Dog
Two guys comparing the neat tricks their dogs can do. Not the most tasteful ad, but still a big game classic.
American Cat

Loyal American cat with hat made from American flag... cute and gorgeous
Tuesday, January 27, 2009
Pedigree Adoption Super Bowl Commercial
Super Bowl XLIII is going to the dogs. Well, sort of. While the top two NFL teams will battle it out on the gridiron, PEDIGREE® Food for Dogs will join the ranks of advertising elite with the airing of a new spot called “Crazy Pets.” The ad will air during the broadcast of the game on February 1, 2009 and marks the brand’s first foray into the Big Game.
The creative concept takes typical family scenarios that involve dogs and replaces them with other, unusual animals ranging from a water buffalo to a boar, to an ostrich. At its core, the ad celebrates the brand’s love of dogs and emphasizes how much better life is with a dog in it.
The airing of the spot ties into The PEDIGREE® Adoption Drive, an annual fundraising and awareness campaign the brand created five years ago as a means to shine a spotlight on the cause of dog adoption.
Crazy Pets” will air nationally following its debut during Super Bowl XLIII, and starting on January 26, 2009, can also be viewed at pedigree.com, along with behind-the-scenes vignettes featuring the “crazy pet owners” from the commercial.
WHAT DO YOU THINK OF THE COMMERCIAL? Leave your comment!
Monday, January 26, 2009
Passo a Passo TopKnot - ( topete)


Siga estes passos e faça um topete simples no seu shih tzu. É fácil de fazer este simples topete que melhora as curvas do seu animal. Este topete é feito com duas partes de cabelo, e acentua a curva na parte da frente do shih tzu.
Reparta o cabelo do seguindo as instruções com um pente de aço:
- Procure uma divisão na parte traseira de cima da cabeça e separe o cabelo. Esta divisão será o limitador da quantidade de cabelo no topete (Fig.1-esq).
- Divida esta parte grande, em duas partes iguais. Você terá duas seções de cabelo, uma na frente e outra atrás (Fig.2).
- Prenda a seção dianteira aproximadamente 1 polegada acima da cabeça com outra liga de borracha perpendicular ao topete. Dê sempre de duas à três voltas na liguinha. Separe um pouco de cabelo da parte traseira central e modele com a mão para que fique o mais reta possível. Isso garante que a parte traseira fique bem definida para não misturar com a dianteira. (Fig.3)
- Agora prenda a parte traseira perto da cabeça 1/2 polegada afastado da cabeça com outra liga. Dê várias voltas. Pegue novamente o tucho que sobrou e ajuste ele reto com a mão. (Fig.4)
- Se for colocar lacinho, coloque agora na seção dianteira, junto com a liguinha. (Fig.5)
- Junte as duas partes e prenda com outra liga 1,5 cm acima das outras liguinhas. (Fig.6)
Espero que tenha ajudado.
Orphan Kitten




Top Dog Breeds - 2008
The breeds that made the top 10 list are the same as 2007, however a couple of breeds have switched rankings on the list.
The Bulldog has jumped two notches to land at #8, and the Shih Tzu and Poodle have both dropped one notch. Last year, for the first time since 1935, the Bulldog climbed its way into the top 10 list pushing out the Miniature Schnauzer.
And, for the 18th year in a row, the Labrador Retriever is once again the most popular dog in the United States.
Sunday, January 25, 2009
Puppy Bowl V Offers Alternatives for Non-Football Fans
The focus of Puppy Bowl is pet adoption, and viewers can logon to Petfinder.com, the first and largest online, searchable database of adoptable pets, to learn about adopting or fostering a pet in their community.
The Web site lists about 200,000 pets on any given day at over 12,500 animal placement organizations in the U.S., Canada and Mexico. It has facilitated over 13 million adoptions since it launched.
Saturday, January 24, 2009
Lhasa Apso x Shih Tzu - Diferenças

Orelhas : grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana.
Orelhas: caídas com pelagem densa.
Temperamento:Mas não espere um cachorro sem personalidade! Por ser um cão bastante independente, o Lhasa pode muitas vezes dominar o dono, caso este não saiba impor limites. Apesar de normalmente não serem agressivos, não costumam ser muito tolerantes com brincadeiras de crianças pequenas e podem, facilmente, morder para se ver livre de mãozinhas indelicadas.Também não são muito afeitos a carinhos de estranhos, sendo geralmente reservados e esnobes com as visitas. Com os donos eles são alegres e palhaços, basta haver uma platéia de plantão que o Lhasa está pronto para fazer gracinhas e ganhar corações.
Corpo e Tamanho: o Lhasa Apso é um cão retangular, o que de certa forma se contradiz com o termo compacto, que pelo glossário do AKC significa "de corpo curto", na realidade o que se deseja afirmar é que é um cão musculoso ("sólido") e pesado (nunca um "Toy") e que as proporções são tais, que sua aparência não dê a impressão de um cão longo.
Thought of the Day
Friday, January 23, 2009
Turminha Brincando!!!!
As minhas Princesinhas brincando, Megan, Vanilla e Madonna!
Megan fez 1 ano ontem, dia 22 de janeiro e Vanilla fez 4 meses dia 20 de janeiro e Madonna fará 3 meses dia 02 de fevereiro. eeeeeee
PARABÉNS MEGAN!!! 1 ANOOOOOO
E VANILLA TB!!!!
Tenho umas fotos bem legais para colocar aqui das meninas... Beijos e continuem a acompanhar o blog.
Ps: estive doente nesses dias, por isso a minha ausência poi sempre atualizo o blog diariamente.
Thursday, January 22, 2009
Science finds 3 types of fish are really 1

In an article posted on yahoo news, Researchers believe they have solved the puzzle of three seemingly different fish, one all males, one all females and one all juveniles. They're the same fish, and undergo remarkable changes as they mature.
"You can imagine it was a pretty exciting discovery," said G. David Johnson, an ichthyologist at the Smithsonian's National Museum of Natural History. "The pieces kept falling into place."
"And it tells you how little we know about the deep sea, Johnson said in a telephone interview.
The fish live in the sparsely populated deep water thousands of feet below the surface, though as youngsters they rise to shallower levels where there is more to eat.
Cetomimidae, a type of whalefish, had been known since the 19th century, but only females had been found.
Seemingly related species called Mirapinnidae, or tapetails, and Megalomycteridae, or bignose fish, were identified in the 1950s and 1960s. Tapetails were only found as juveniles and bignoses only as males.
Although their skeletons indicated the three were related, there were so many differences no one could believe they were the same fish at different sexes or stages in life, Johnson said.
But it turns out that is the case, Johnson and colleagues report this week in Biology Letters, a journal of Britain's Royal Society.
All three will now be classified as Cetomimidae, he said.
Johnson said the researchers were able to link the fish through comparative anatomical study and, once they obtained fresh samples, by their DNA.
The larvae are called tapetails because they grow long streamers, he said. The purpose of the streamer remains unknown, but several fish larvae develop similar appendages, so it must have some value, he said. They reside within 600 feet of the surface, a region well stocked with food.
As adults, however, these fish descend thousands of feet down into the dark ocean.
There is scarce food there and the females cope by developing a large mouth — a common trait among fish living in the deepest waters — and they even develop teeth in their gill area that can serve as an additional mouth.
Even stranger, males who reach adulthood don't eat at all. Having gorged as larvae, their jaw fuses and they develop a vestigial gut that only stores shells from previous meals. That's an advantage, Johnson said, because in the deep ocean "there's not a lot of food, you're better off taking your lunch with you." The males gorge as larvae and grow a giant liver, storing energy there to live on.
"This thing was basically a set of testes looking for the female," Johnson said.
The males also develop a large nose to sense smells in the dark water.
Meanwhile, researchers had noted that females have some unusual tissue, separate from the skin, on their body. It's not luminous, so Johnson speculated that this tissue may produce a pheromone that the big-nosed male can home in on.
Co-authors of the paper were John R. Paxton of the Australian Museum, Sydney; Tracey T. Sutton of the Virginia Institute of Marine Science, Takashi P. Satoh and Mutsumi Nishida of the University of Tokyo and Tetsuya Sado and Masaki Miya of the Natural History Museum, Chiba, Japan.
Wednesday, January 21, 2009
Winter Blues for Dogs
According to an article The Pet Place, dogs likely aren't feeling the same symptoms, but more likely, your dog is mirroring your own feelings.
For instance, some of the search and rescue dogs at the World Trade Center site got depressed because they picked up on the feelings of their human handlers, who were faced with a tragedy of unimaginable proportions.
The dogs were also at risk for depression because they were eager to succeed. They were trained to find survivors, and failure to do so was upsetting. To combat the sense of failure, human handlers "hid" so the dogs could "find" them. This boosted the dogs' confidence and self-esteem.
Dogs do have a hormonal response to the change in seasons. For instance, they shed their coats in spring and fall. But Dodman says it's a stretch to say that dogs experience the winter blues themselves.
Dogs do seem to be prone to cabin fever, like people. And even worse for them, they are not as entertained as us by watching old reruns or rented movies. But they do like exercise, which is the best tonic for winter blues for people and pets.
Tuesday, January 20, 2009
When Barks Turn to Brrrrs, It’s Winter
– Winter can be a marvelous time of year, especially for pets who love the outdoors. However, we must not forget the hazards that this season brings for our best friends. The pet experts at North Shore Animal League America , the world’s largest no-kill animal rescue and adoption organization, urge pet owners to be mindful of the time their pets spend in the frigid outdoors.
Here are some tips to help keep your pets safe and comfortable:
1. Antifreeze and rock salt are poisonous to your pets. Make sure to keep these and other harmful chemicals out of your pet’s reach or path. For an extra measure of safety, ask your retailer about eco-and-pet-friendly products.
2. Feral and stray cats often take winter refuge under cars and can sometimes even make their way under the hood. Make sure the coast is clear before starting your car.
3. Be sure to wipe your dog’s feet (and stomach, with small dogs) after a winter walk. Rock salt or other ice melting chemicals can cling to your pet’s fur and he can ingest these poisonous chemicals when cleaning himself.
4. ALL PETS NEED TO BE INSIDE. Never leave your pet outside for extended periods of time, even in a doghouse. When the temperature drops, your pet can freeze to death. If you notice a pet being locked outside in the winter, be sure to report it to your local animal control facility.
5. Keep an eye on your pet’s water dish to ensure it did not freeze.
6. Short-coated dogs are especially vulnerable to the cold and shouldn’t be outside unattended for too long a time span.
7. Most people know not to leave their pets in a car in the summer, but the same goes for the winter. A car interior can get as cold as an ice box and a pet can easily freeze.
8. Check your dog’s paw pads for ice balls. If your dog is lifting his feet a lot or seems to be walking strangely, his feet are probably too cold or ice may be forming which can cause frostbite.
9. Keep your pet groomed. Knotted or matted hair doesn’t insulate properly. Brush your dog’s hair regularly in the wintertime especially.
10. Adjust your pet’s diet as necessary. If your dog spends a lot of time outside, he may need more calories in the winter to produce body heat. If your dog spends most of his time indoors and has a decrease in activity, he may require fewer calories. When in doubt, always ask your vet about seasonal diet changes.
For more information on the North Shore Animal League, visit www.AnimalLeague.org
Monday, January 19, 2009
Cores do Shih Tzu










Pela Ordem de cima para baixo:
Fígado Sólido;
Preto Sólido;
Prata e Branco;
Fígado e Branco;
Cinza Dourado e Branco e;
Azul e Branco;
Dourado Máscara Negra;
Preto e Branco;
Variações de Branco e Vermelho;
Variações de Branco e Dourado.
Lembrando que : NÃO existem cores RARAS!!!! Isso é um artifício usado para vender mais caro.
O que existe são cores mais difíceis de sair...como o Branco e Chocolate de olhos verdes ( Com a trufa fígado) é o única cor permitida. O resto das cores DEVEM possuir a trufa preta!
E shih tzus de olhos AZUIS Não são permitidos no padrão da raça. Caso queira para exposições,o cão será desclassificado.
Fonte: http://www.shihtzu.org/
Sunday, January 18, 2009
Nossos ShihTzus
Data Nascimento:22/01/2008
Cor:Preto/Branco
Peso: 6,0kg
Temperamento: Ela é extremamamente doce! ela é calma, fica na dela, nem sempre quer brincar, muito mas muito apegada nos donos....sempre corre para um colinho gostoso.
Premiações: Jovem campeã / Melhor da Raça.
Registro CBKC:SCB/08/0017
Data Nascimento: 20/09/2008
Cor: Tricolor
Peso:5,5kg
Temperamento: Uma cachorrinha Amorosa, porém Ciumenta e teimosa.
Premiações: Jovem Campeã.
Registro CBKC: SCB/08/00479
Apelido: Donna/Donninha
Data Nascimento:04/11/2008
Cor: Branca/Vermelha
Peso:4,5kg
Temperamento: Também muito Amorosa, é bem Brincalhona, tudo é motivo para brincar e correr pela casa...adora correr atráz da Vanilla e ficar atentando. As duas são muito apegadas apesar de não terem nenhum parentesco, mas é visível o amor entre as duas. Também é teimosa....
Premiações: Jovem Campeã e 4º Melhor cão de SC expo Joinville Dez 2009.
Obs: Filha do Melhor Shih Tzu do Brasil de 2008, Jack Casinova.
Hallmark Contest
How it works: Just log on to hallmarkcontests.com anytime before Feb. 1 and upload your photo and birthday greeting.
Winning Big: Sixty finalists' cards will be printed and sold to the public (both at hallmark.com and in stores). They also will win $250 cash and become part of a secret humor card review panel. In addition, one grand prize winner will win $2,500 and their card will become part of Hallmark's regular humor line!
You can log on to vote for the winner at hallmarkcontests.com starting March 9, when the finalists will be posted.
---The Pet Haven is not associated with the contest ---
Saturday, January 17, 2009
"Retro" Pet Fountain

Petmate's radically 'retro' stainless steel Fresh Flow Pet Fountain is trying to make fashion waves. These refillable waterers (if that's even a word) promote health by encouraging pets to drink more. The purifying pet fountain is ideal for homes with multiple pets.
I haven't tried it out, but if you have one, I'd love to hear your thoughts.
Friday, January 16, 2009
Identifying Overweight Pets
Many pet-owners are unaware that their pet is unhealthy or, according to a recent survey, may be too embarrassed to address the problem with their veterinarian or fellow pet-owners. Vets may even hesitate to broach the sensitive subjects of weight and obesity. Nationally recognized veterinarian Dr. Bernadine Cruz, DVM, one of the resident veterinarian advisors on MyPetCareTV.com, has put together a list of questions pet owners need to ask:
§ What is obesity?
§ How does this happen to my pet?
§ What are the medical concerns?
§ What can I do as a pet-owner?
§ Is medical intervention available?
Pet obesity is defined as being 20 percent over ideal body weight. Improved medical care, indoor living and nutritious food have contributed to pets living longer, healthier lives. But a plethora of dining choices and treats, along with pet owners who desire to lavish edible love on their furry family members, have contributed to the expanding problem of dog and cat obesity. Other causes can range from genetics and breed, to over-feeding, lack of exercise, boredom, and old age. Obesity can decrease your pet’s lifespan by 15 percent and decreases the quality of life your pet can live.
How can you determine if you have pudgy pet: with a simple Body Condition Scoring test. With your dog or cat standing, look down on them. You should see an indentation after the ribs. If it looks like a sausage, it’s fat. Place your hand gently on your pet’s ribcage. With slight pressure you should be able to feel its ribs. If you are pinching an inch, it’s fat.
So, what can you do to get your pet back on track? Dr. Cruz has put together some simple steps that can help you develop a “New Year New Pet” regime:
“Dogs are really the easiest to get to slim down. They are much more willing to go for a walk and thankfully most don’t know how to open cans or cupboards,” says Cruz.
Step one - keep the animals out of the kitchen when you are cooking and away from the table when people are eating. It is the rare person who can resist slipping a tidbit to that poor, poor pitiful creature staring at you.
Step two - If a dog just has to have a treat because it was the good boy or girl and went potty or some equally talented act…give it a green bean, a baby carrot or piece of apple. If the pet says ‘no way, where is the good stuff’ well you are exonerated because you offered but the pet said no. You can also give a piece of its regular dry food as a treat.
“Cats can be more trying. You can’t put a cat on a very strict diet or just try to tough it out for a day or two by offering food your cat doesn’t like and expect it to change its mind. They can develop a fatal liver condition. Slow is always best for a cat.”
Step one - Cats don’t have to have food available 24/7. Controlled feedings of measured amounts is best. If you must leave food out for your cat, hide it in various spots in the house in small quantities, and then the cat has to search for it.
Step two - Cats can exercise. They just prefer not to. Find what floats your cat’s boat. It may be chasing a laser light or doing acrobatics while playing with a string. Try to set up some regular “play dates” with your cat.
Thursday, January 15, 2009
Record-Breaking Aquarium

The Dubai Aquarium, which opened in November in the United Arab Emirates, has broken the Guinness Record for the "World's Largest Acrylic Panel." It is 108 feet wide, 27 feet high, 2.5 feet thick and weighs 540,989 pounds.
The largest panel before the Dubai Aquarium was at the Churaumi Aquarium in Japan. The Dubai Mall will be holding this record for a while, since the panel was the biggest acrylic that manufacturers could possibly make. The panel is made to withstand pressure from the 2,641,720 gallons of water behind it, while also being transparent so visitors can see the 33,000 animals on display.
Wednesday, January 14, 2009
Um novo gênero e uma nova espécie de caracídeo
Etimologia da espécie: dalmata, da alusão ao padrão da cor da pele dos cães da raça Dalmatian que se assemelha à cor de Amazonspinther dalmata. A origem desta palavra é ligada à região da Dalmácia, atualmente na Croacia, onde a raça do cão foi possivelmente desenvolvida. Um substantivo na justaposição.
Para saber mais:
Bührnheim, C.M.; Carvalho, T.P., Malabarba, L.R.; Weitzman, S. H. A new genus and species of characid fish from the Amazon basin - the recognition of a relictual lineage of characid fishes (Ostariophysi: Cheirodontinae: Cheirodontini) Neotropical ichthyology v.6 n.4, pp 663-678.
© Copyright 2009 ©
Tuesday, January 13, 2009
Clownfish Attracted to Smells In Water

After clownfish hatch from their eggs in the ocean, they spend about 10 to 12 days floating freely in the ocean as larvae. After that time, they often return to the reefs close to the shore where they were born. The way they find their way back home has long been a mystery.
Researchers studying the percula clownfish have recently found that the clownfish may be attracted to the smells in the seawater. In a recent study, scientists showed that clownfish were attracted to water samples treated with anemones or leaf litter over other control sample scents. This suggests that scent or other chemical markers in the water are what allow the fish to find their way home. This is the first time that terrestrial causes of scent, such as leaf litter, have been considered.
(Published online http://journals.royalsociety.org)
Monday, January 12, 2009
Beware of Plastic Bags Near Pets
Be sure to keep the bags away from your pets. Since pets tend to get into the garbage, it's a good idea to open bags at both ends before discarding. It's also best not to encourage your pets to play with or inside of plastic bags...if they must play in a tight spaces, paper bags are better (though still keep an eye on them), or even a box without a cover.
Sunday, January 11, 2009
Viajando com seu cão de avião!

Viajando com seu animal para o Exterior e de Avião.
Viajar com seu animal de estimação, não é tão difícil assim. Veja, a seguir, quais são os procedimentos: CÃES E GATOS EMBARQUE INTERNACIONAL: Para viajar para o Exterior é necessário um CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo voce deve seguir os seguintes procedimentos:
Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais.
Procurar o seu Veterinário e solicitar um "Certificado Sanitário" ou seja, um atestado de saúde. Com as seguintes informações:
raça;
nome;
origem do animal (informações do Pedigree se houver);
estado geral;
nome do proprietário (qualificação completa).
carteira de vacinação atualizada, (a vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano), assinado pelo médico veterinário. (Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da partida.)
IMPORTANTE: O CERTIFICADO SANITÁRIO E VÁLIDO POR 3 (TRÊS) DIAS DA DATA DE EMISSÃO. Com estes documentos e com o animal que será embarcado, você deve comparecer ao posto do Ministério da Agricultura que você agendou previamente, para que ele seja examinado pelo veterinário, daquele departamento, que irá emitir o CZI. Com o CZI em mãos seu animal esta apto a viajar. IMPORTANTE: O CZI É VÁLIDO POR 8 DIAS DE SUA EMISSÃO PARA O EMBARQUE, PERDENDO A VÁLIDADE APÓS ESTE PRAZO.
ATENÇÃO: Veja Nomas e Procedimentos para comunidade Européia excepto Reino Unido
Normas e procedimentos necessários para emissão de documentação de embarque para pequenos animais com destino a países da Comunidade Européia excepto Reino Unido* ”Regulamento (CE) 998/2203 do Parlamento Europeu e do Conselho de 26 de maio de 2003, faz-se necessárias as seguintes exigências para o envio de animais para a Comunidade Européia: 1) Microchip padrão internacional - I.S.O. 11784 / 11785; 2) Teste sorológico para Raiva em Laboratório credenciado pela Comunidade Européia; 3) Cumprimento de quarentena residencial por período de 90 dias após realização do teste sorológico (contados a partir da data emitida no laudo), para emissão da documentação de permissão de embarque e desembarque. Condições para realização do teste sorológico para raiva: 1) Animal deve estar vacinado, em período superior a 30 dias e inferior a 11 meses da data de vacinação; 2) Jejum alimentar de 6 a 8 horas; 3) Apresentar cópia da carteira de vacinação com dados do veterinário e das vacinas utilizadas em condições legíveis; 4) No dia agendado para a realização do teste trazer a carteira de vacinação original. Dados necessários a serem apresentados para realização do exame: 1) Do proprietário: ·Nome completo ·Endereço no Brasil e/ou exterior - para possível reemissão de 2a via do laudo ·Telefones para contato 2) Do animal: ·Nome ·Espécie (canino/felino) ·Raça ·Data de Nascimento ·Cor da pelagem 3) Da vacina utilizada: ·Nome ·Fabricante ·Data de aplicação no animal ·Número do lote (Ex: 003/04) ·Data de fabricação ·Data de validade De posse do laudo e após a quarentena de 90 dias, o proprietário/responsável pelo(s) animal(s), poderá solicitar o CZI conforme acima.
OFÍCIO CIRCULAR Nº 2004/DDA Brasília, DF, 22 de dezembro de 2004. PROCEDIMENTO PARA O ENVIO DE ANIMAIS AO REINO UNIDO
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DEPARTAMENTO DE DEFESA ANIMAL FONE: +55 (61) 218 2701 / 2726 / 2729 – FAX: +55 (61) 226 3446 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2004/DDA Brasília, DF, 22 de dezembro de 2004.
Aos Senhores Delegados Federais de Agricultura nos Estados e no Distrito Federal
Assunto: Procedimentos para o envio de animais de companhia para o Reino Unido
Senhor Delegado,
Informamos que os procedimentos para o envio de animais de companhia para o Reino Unido não são aqueles que constam no Regulamento (CE) 998/2203 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de maio de 2003.
Conforme orientações da Embaixada do Reino Unido em Brasília, fomos informados de que os animais a serem exportados, deverão permanecer quarentenados por um período de 06 meses, em um estabelecimento quarentenário aprovado pelo DEFRA (Department of Environment Food and Rural Affairs), no Reino Unido, onde serão submetidos a exames clínicos e laboratoriais. É necessário que o interessado pela exportação faça uma reserva prévia em um desses quarentenários aprovados.
Os documentos necessários para a exportação serão emitidos pelo DEFRA, após a solicitação pelo exportador ao DEFRA, da Licença de Importação (Import Licence) . O exportador receberá então um documento chamado Boarding Document (já preenchido e assinado por um Representante do DEFRA) e o Red Label (que deverá estar anexado à jaula/caixa que o animal será transportado). Sendo assim não será necessária nenhuma documentação emitida por parte do MAPA, sendo necessária apenas a fiscalização pelo VIGIAGRO da comprovação da documentação descrita acima.
As listas de estabelecimentos quarentenários aprovados pelo DEFRA encontram-se no site http://www.defra.gov.uk/animalh/quarantine/index.htm, bem como informações mais detalhadas sobre os procedimentos para exportação dos animais de companhia para o Reino Unido.
Somente alguns portos e aeroportos do Reino Unido encontram-se credenciados para receber estes animais. Os portos são: Dover Eastern Docks, Harwich, Parkeston Quay, Hull, Portsmouth e Southampton. Os aeroportos são: Birmingham, Leeds, Edinburgh, Manchester, London Gatwick,
Prestwick, Glasgow, Belfast e London Heathrow.
Atenciosamente,
JORGE CAETANO JÚNIOR
Diretor do DDA
C/c:
Secretaria de Defesa Agropecuária
Oscar de Aguiar Rosa Filho
Coordenador do VIGIAGRO
Chefes de SSA das Delegacias Federais de Agricultura nos Estados e no Distrito Federal
ATENÇÃO - Para animais com destino ao Japão.
Para animais com destino ao Japão, entrar em contato diretamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (responsável Dra.Regina Shizuko Uno), através dos fones: (11) 3251-5742, (11) 3251-0400, (11) 3287-8988, para maiores informações.
É importante salientar que para a obtenção das informações corretas e específicas de cada País deve-se sempre consultar a Embaixada ou Consulado do Pais para onde você vai levar o seu animal.
CONDIÇÕES DE TRANSPORTE: É importante salientar que a forma de transporte deve ser consultada na Cia aérea, marítima ou rodoviária escolhida, pois há variação de como transportar seu animal.
DESEMBARQUE INTERNACIONAL:
O animal que irá desembarcar no Brasil deverá portar o CZI emitido por médico veterinário oficial do Ministério da Agricultura do país de origem.
Portar comprovante de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano).
Estes documentos exigidos para trânsito internacional deverão ser apresentados junto com o animal aos médicos veterinários do Ministério da Agricultura na área da Alfândega para vistoria e posterior emissão de termo de liberação.
Na falta de qualquer um dos documentos exigidos para o trânsito internacional o animal será devolvido à origem sob a responsabilidade da companhia aérea transportadora.
EMBARQUE E DESEMBARQUE DOMÉSTICO:
Para transportar seu animal de um estado ao outro é necessário o GTA - Guia de Trânsito Animal.
Este documento pode ser emitido tanto pelo Ministério da Agricultura (gratuitamente) ou por médicos veterinários particulares, credenciados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento. *Consultar a listagem dos veterinários credenciados no Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal.
Para a emissão do GTA é necessário:
Exame do animal pelo médico veterinário credenciado que emitirá o documento;
Apresentação do comprovante de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano), assinado por médico veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e o número da partida.
IMPORTANTE: Validade do GTA: 03 (três) dias para todo o território nacional.
OBSERVAÇÃO: Para animais da Fauna Brasileira deve ser seguido o mesmo procedimento porém, acrescido de um parecer (autorização) do IBAMA - http://www.ibama.gov.br/. Com este documento em mãos deve-se tomar as mesmas providências para embarque de cães e gatos.
Para animais de grande porte entre em contato com o Ministério da Agricultura pois, o procedimento é mais complexo. LOCAIS QUE SE ENCONTRAM OS DEPARTAMENTOS INDICADOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO ZOOSANITÁRIO INTERNACIONAL E NACIONAL
São Paulo: Ministério da Agricultura - Serviço de Sanidade Animal Rua 13 de Maio, 1558 - 3o. andar Tels.: (011) 251-0400 / 251-5742 Fax.: (011) 284-6944 Atendimento: das 14 às 17 horas. Aeroporto de Guarulhos - Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal Telefax: (011) 6445-2800 Atendimento: Diariamente das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Inclusive sábados, domingos e feriados. Campinas: Aeroporto Internacional de Viracopos Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal Telefax: Tel. (0XX19) 725.5402 Atendimento: das 08 às 17 horas de 2a. a 6a. feira. É importante agendar co antecedência. Rio de Janeiro: Vigiagro Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro TPS 1 Setor Verde - Sala 1019 - 1o. andar Desembarque doméstico Tel: (021) 398-3169 / 398-3773 Fax: (021) 393-8099 Atendimento: das 08 às 17 horas de 2a. a 6a. feira.
IBAMA - Maiores informações - Departamento de Vida Selvagem- DEVIS, da Diretoria de Ecossistemas- DIREC/IBAMA, SAIN - L4 Norte - Ed. Sede do IBAMA - Cep.70.800-200 - Brasília - DF.
Dr. Celestino Maria De Cicco Neto Diretor Jurídido e Comercial da Saúde Animal Dúvidas: email: mailto:decicco@decicco.com.br
|
|
---|