Saturday, May 23, 2009

Troca de Dentes


A persistência da dentição decídua, ou simplesmente os dentes-de-leite que não caem, é bastante comum em cães, principalmente nos de pequeno porte, e pouco freqüentes em gatos.
A causa disso ainda não está bem elucidada, mas acredita-se que alterações genéticas possam estar envolvidas no processo.


Não existe uma regra rígida de até que idade os dentes-de-leite devem permanecer na boca. Antigamente muitos diziam que até por volta de um ano de idade era o normal o paciente ainda ter os dentes-de-leite; mas sabemos hoje que isto está equivocado.

A troca da dentição decídua pela permanente ocorre normalmente entre os 5° e 7° meses de vida do animal, e nesse período, os dentes-de-leite devem cair. Mas o ideal é se basear na seguinte informação: os dentes-de-leite não devem permanecer na boca concomitantemente aos permanentes, ou seja, quando o dente permanente começar a erupcionar (nascer), o de leite respectivo já deveria ter caído.

Não podem estar na boca ao mesmo tempo o dente-de-leite e o correspondente permanente.Quando essa situação acontece, o correto é realizar a extração dos dentes-de-leite que não caíram. Por várias causas; uma delas é que a presença dos dois dentes ao mesmo tempo na boca, favorece a deposição de placa bacteriana entre os mesmo, dificulta a higienização, e predispõe a instalação da doença periodontal local. Isto pode levar à perda dos dois dentes (o de leite e o permanente) se o problema não for corrigido a tempo.

A persistência dos dentes-de-leite podem acarretar ainda alguns distúrbios ortodônticos; uma vez que a dentição decídua não caiu, os dentes permanentes podem se posicionar em lugar errado na boca, levando a problemas na oclusão, inclusive com graves conseqüências em alguns casos (traumas em tecidos moles e no palato).

Portanto, se você perceber que a dentição de leite ainda não caiu, e os dentes permanentes já estão erupcionando, consulte um médico veterinário especializado. Desta forma, você estará prevenindo futuras complicações para seu animal, mantendo-o sempre saudável.

No comments:

Post a Comment