Todos os cães devem se exercitar naturalmente ou serem obrigados a se exercitar, pois algumas raças são mais preguiçosas que outras.
Evite expor o cão em fase de crescimento a uma carga muito pesada de exercícios. Se for possível exercitar os cães diariamente, prefira horários mais frescos do dia, principalmente no verão.
Algumas pessoas desinformadas passseiam com seus filhotes por grandes distâncias, acreditando que o bichinho possa acompahá-las. Isso seria o mesmo que amarrar uma pessoa comum a um corredor de São Silvestre e sair correndo pelas ruas.
O cão quando se cansa, principalmente o filhote, tende a deitar-se no chão. Caso isso ocorra , pegue-o no colo ou espere alguns minutos.
Os exercícios devem ser aumentados gradativamente, e são ótimos, principalmente para o filhote, mas o exagero pode levar a deformidades estruturais.
A melhor maneira de exercitar um filhote é brincar e deixá-lo a vontade. Solte-o em um lugar amplo e seguro, de preferência em um piso aderente ou grama: com uma simples bolinha ele fará exercícios sem perceber e saberá a hora de parar.
Caso ocorra um acidente e ele começar a ganir desesperadamente, mantenha a calma. Se não houver ferimentos evidentes, massageie devagar todo o corpo do animal, certificando-se de que ele consegue fazer todos os movimentos. Se houver uma ferida bem visível, lave o local com água corrente, verifique se não há no ferimento nenhum corpo estranho alojado, pressione o local até diminuir o sangramento . Se notar que o cão pode ter sofrido uma lesão interna, ou corte for muito profundo, leve-o ao veterinário de confiança ou ao mais próximo.
Quando levar o filhote para passear, nunca o deixe sem a guia ( mesmo depois de adulto), pois ao avistar outro cão ele pode querer brincar , e uma agressão de um cão adulto pode ferir seriamente um filhote.
Nunca deixe o cão trancado dentro do carro por um período prolongado, pois em dias quentes ( a capacidade de regulação térmica do cão não é a mesma que do homem) o aumento da temperatura interna do veículo pode causar uma rápida desidratação do cão e inclusive levá-lo à morte.
As picadas de abelhas, como de outros insetos, são dolorosas e dependendo do local da picada, elas podem gerar complicações. Se no local da picada aparecerem uma grande inflamação e um edema, principalmente ao nível da faringe, é necessário levá-lo ao veterinário para evitar maiores complicações.
Dica: Não deixe correr atrás de insetos, repreendendo-o desde cedo para desistimular esse hábito.
O Shih tzu é um cão que uma caminhadinha de 15minutos é suficiente, ele se cansa rápido devido ao seu aparelho respiratório sensivel.
Não force-o.
Ele prefere ficar ao ar livre de preferência parado..rs
Preferem muito mais brincar de bola, jogar futebol ( ele jogam mesmo!) e pegar bichinhos.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
No comments:
Post a Comment