Friday, March 13, 2009

A Importância da Vermifugação!!!


Vamos agora de falar de um assunto sério, que a vermifugação dos cães.

É de extrema importância, visto que nem sempre é levado muito a sério por algumas pessoas.


A verminose é um dos maiores causadores de morte em filhote, por isso é importante fazer uma boa vermifugação nos seus cães.A verminose, como o nome já diz, é uma doença causada por inúmeros tipos de vermes que interferem diretamente na saúde e no desenvolvimento dos animais.

O que são vermes? São parasitas do trato gastrointestinal e de outros órgão que causam muitos danos á saúde dos cães e também do homem.

Os principais vermes que acometem os cães são: Toxocara canis, Trichuris vulpis, Ancylostoma caninum e Dipylidium caninum.
Os problemas decorrentes da verminose são: menor aproveitamento dos nutrientes, falta de apetite, fraqueza, pêlos sem brilho e eriçados, aumento do volume do abdome e dor abdominal, diarréia, vômitos, queda da resistência caunsando maior predisposiçõa a infecções secundárias, lesões do trato gastrintestinal e anemia.Em casos mais graves a verminose pode causar a morte pricipalmente de filhotes, que são mais suscetíveis do que aninais adultos.As principais doenças transmitidas ao omem pelos vermes dos cães são:


Larva migrans visceral: Causada pelas larvas do Toxocara canis, que se localizam em diversos orgãos, como olhos e sistema nervoso central, causando graves lesões.


Larva migrans cutânea: ou bicho geográfico, causada pela larva do Ancylostoma , que penetram na pele do homem e causam dermatite com coceira intensa.


Larva migrans ocular: causada por larvas de nematódeos pode provocar sérias lesões oculares.


Hidatidose Cística: causada pela larva de Echinococcus, forma cisto hidático em órgãos como fígado, baço e sistema nervoso central.


Conhecer o ciclo de vida dos principais vermes é fundamental para fazer uma boa vermifugação. O cão infectado elimina os ovos nas fezes. No meio ambiente , ovos e larvas estão prontos para infectar outros cães.Esse mesmo cão, ou outro, ingere os ovos ou larvas dos vermes presentes no meio ambiente ( e não precisa comer para se infectar, basta colocar o nariz, passar a lingua ).


As larvas de Ancylostoma possuem a característica de penetrarem ativamente através da pele íntegra do cão.Os cães também podem se infectar através da ingestão do hospedeiro intermediários ( pulgas, roedores e visceras cruas) que contenham cistos de cestóides.

As larvas e cistos transformam-se em vermes adultos, que ficam no intestino causando prejuízos á saúde do cão. Os vermes adultos colocam ovos, que serão eliminados pelo cão através das fezes, reiniciando o ciclo.Geralmente os filhotes contêm um quantidade muito grande de vermes adquiridos quase sempre através da fêmea prenhe. As larvas de Toxocara atingem os fetos através da placenta infectando-os e as fêmeas em lactação infectam os recém-nascidos através do leite com larvas de Toxocara e Ancylostoma.

Por isso devemos consultar um veterinário, vermifugar os cão periodicamente e adotar medidas que controlem a contaminação do meio ambiente , como o recolhimento das fezes e desinfecção do piso.Para cada idade e peso do seu cão existe um programa específico de vermifugação.
Filhotes: vermifugar durante a amamentação e após o desmame.


- 30 dias de idade: 1a. dose

- 45 dias de idade: 2a. dose

- 60 dias de idade: 3a. dose


Cães jovens: vermifugar os cães com intervalos de três meses em três meses. ( se vive com outros cães e quintais). Se vive em apartamento pode ser de 6 em 6 meses.

Adultos: intervalos de três a seis meses. ( Se vive muito no quintal e com outros cães) Se não pode ser de 6 e 6 meses.

Fêmeas em reprodução: antes do acasalamento e dez dias antes da data do parto.Sugestões que eu conheço: Endal plus ou Endal, Dontral plus e Printel plus.


Fonte: Livro, Criação de cães que tenho em casa.

No comments:

Post a Comment